BC do Japão diz que juros negativos serão aplicados a US$ 201 bi de reservas
TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão informou nesta terça-feira (16) que a taxa de juros negativa será empregada para cerca de 23 trilhões de ienes (US$ 201 bilhões) do total de reservas, com base em estimativas de depósitos em conta corrente mantidas no BC em janeiro.
A taxa negativa entra em vigor nesta terça.
Cerca de 206 trilhões de ienes de depósitos mantidos no banco central por instituições financeiras terão juros de 0,1%, enquanto cerca de 24 trilhões de ienes terão juros zero, de acordo com estimativas do BC.
No mês passado o Banco do Japão decidiu adotar taxa de juros negativa, segundo a qual cobrará juros de 0,1% de uma fatia das reservas em excesso mantidas no banco central.
A parcela restante terá juros de zero a 0,1%, segundo um sistema que visa mitigar o dano aos lucros dos bancos. A política começará em fevereiro, mas o banco central divulgou a estimativa com base no balanço de reservas de janeiro para referência futura.
(Reportagem de Leika Kihara)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.