IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed mantém juros enquanto economia dos EUA cresce apesar de riscos globais

Howard Schneider e Lindsay Dunsmuir

16/03/2016 15h41

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) manteve os juros nesta quarta-feira (16), mas indicou que o crescimento econômico moderado nos Estados Unidos e "fortes ganhos no emprego" permitirão que o banco central norte-americano volte a apertar a política monetária neste ano.

No entanto, o Fed destacou que os EUA continuam enfrentando riscos provenientes da economia global incerta.

"Uma série de indicadores econômicos recentes, incluindo fortes ganhos de emprego, indicam fortalecimento adicional do mercado de trabalho. A inflação acelerou nos últimos meses", disse o Fed no comunicado em que anunciou a manutenção da taxas na faixa entre 0,25% e 0,5%.

"Contudo, desdobramentos econômicos e financeiros globais continuam representando riscos" e vão manter a inflação baixa pelo restante de 2016, completou.

As autoridades do Fed também projetaram crescimento econômico mais fraco e inflação mais baixa este ano, e reduziram sua estimativa sobre onde a taxa de juros estará no longo prazo para 3,3%, de 3,5% --um sinal de que a recuperação econômica continuará fraca.

O cenário para a taxa de juros representa uma mudança em relação às quatro altas esperadas quando o Fed elevou os juros em dezembro pela primeira vez em quase uma década. A maioria das autoridades disse agora esperar que será apropriado elevar os juros em 0,5 ponto percentual até o final deste ano.

O novo cenário surge no momento em que o Fed tenta enfrentar a volatilidade recente no mercado global e manter seus planos de elevar os juros de alguma forma intactos.

O Fed adotou uma postura cautelosa na reunião de política monetária de janeiro, em meio às perdas dos mercados financeiros, preços mais fracos do petróleo e queda das expectativas de inflação. Como em seu comunicado de janeiro, o Fed não afirmou diretamente como considera o balanço de risco à economia dos EUA.

Os membros do Fed também veem contínua melhora do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego caindo para 4,7% até o final do ano.

Eles reduziram sua estimativa para a inflação este ano para 1,2% de 1,6%, mas veem recuperação para perto da meta de 2% do banco central no médio prazo no próximo ano.

A presidente do Fed de Kansas City, Esther George, foi a única dissidente nesta quarta-feira.