Gerdau vende produtora de aços especiais na Espanha por até 200 mi de euros
SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau anunciou nesta sexta-feira (20) acordo para venda de produtora de aços especiais na Espanha por até 200 milhões de euros, em meio a plano para se focar em empresas com maior rentabilidade.
A venda foi acertada com o grupo de investimentos Clerbil, formado por executivos locais da unidade vendida e pelo atual presidente-executivo da operação.
Segundo a Gerdau, a venda da unidade de aços especiais na Espanha foi acordada por 155 milhões de euros, mas a empresa poderá receber até 45 milhões de euros adicionais ao final de cinco anos dependendo da performance da empresa vendida.
A Gerdau anunciou há alguns meses um plano para revisão de todas as suas operações, em meio à crise de excesso de capacidade produtiva global do setor siderúrgico que tem prejudicado grupos siderúrgicos no Brasil e em outros países.
O anúncio da venda ocorre na mesma semana em que a Polícia Federal indiciou 19 pessoas, incluindo executivos da Gerdau, em consequência da operação Zelotes, que investiga suspeitas de manipulação de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Segundo a Gerdau, a empresa vendida, que voltará a operar sob a marca Sidenor, tem capacidade instalada de 1 milhão de toneladas por ano.
O grupo brasileiro afirmou que as empresas continuarão colaborando no desenvolvimento de novos produtos de aço, particularmente para a indústria automotiva.
A expectativa da Gerdau é que a transação seja concluída até julho.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.