IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro toca máxima de 2 anos na China com alta do aço

Por Manolo Serapio Jr

09/08/2016 10h58

MANILA, FILIPINAS (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na China subiram para novas máximas de dois anos nesta terça-feira antes de reduzir ganhos, acompanhando um movimento similar nos preços do aço e em meio a uma firme demanda.

Melhores margens entre os produtores de aço chineses têm impulsionado o apetite pelo minério de ferro, que é sua matéria-prima, elevando o preço à vista para acima dos 61 dólares por tonelada nesta terça-feira, pico desde maio.

O minério de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 0,8 por cento, para 61,40 dólares a tonelada. Já o minério de ferro negociado na bolsa de na Dalian fechou com alta de 0,9 por cento, a 501,50 iuanes (75 dólares) a tonelada, após chegar a subir 2,8 por cento na sessão, para 511 iuanes, máxima desde agosto de 2014.

Na bolsa de Xangai, o vergalhão de aço terminou com alta de 0,7 por cento, a 2.589 iuanes a tonelada, após chegar a 2.628 iuanes na sessão, máxima desde 26 de abril.

O aumento das compras de minério de ferro ressalta a força da produção de aço da China, conforme produtores respondem aos preços domésticos melhores e continuam a enviar volumes consideráveis ao exterior.

"A alta reflete amplamente uma demanda mais forte pelo minério de ferro conforme as margens das usinas de aço na China continuam robustas", disse em nota o analista do Commonwealth Bank of Australia, Vivek Dhar.