Bolsas

Câmbio

Reforma da Previdência

Aportes a planos de previdência privada crescem quase 20% em 2016, diz Fenaprevi

SÃO PAULO (Reuters) - Os aportes a planos abertos de aposentadoria privada em 2016 subiram 19,9%, a R$ 114,72 bilhões, informou nesta segunda-feira (6) a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Segundo a entidade, que representa 67 seguradoras e entidades abertas de previdência complementar, o ritmo de crescimento de 2016 manteve a taxa de 2015, em meio ao noticiário frequente sobre esforços do governo Michel Temer de promover reformas no sistema público de previdência do país.

Na sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia defendeu que a proposta de reforma da Previdência seja votada com os pontos enviados pelo governo, apesar de reconhecer que a regra de transição para os contribuintes é "sempre polêmica".

Expectativa para 2017

Já a captação líquida dos planos cresceu cerca de 24% em 2016, ficando com saldo positivo de R$ 60,83 bilhões, dentro da expectativa informada no início de dezembro pelo presidente da Fenaprevi, Edson Franco. Para este ano, a expectativa é de que o ritmo de expansão suba para pelo menos 25%.

O sistema de previdência aberta privada contabiliza 13.059.671 indivíduos com planos no país, sendo que deste total 9.918.783 são participantes de planos individuais (já computados os planos para menores) e 3.140.888 de planos empresariais.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Folha explica os desafios da Previdência no Brasil; veja

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos