IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro fecha semana em queda com alta dos estoques na China

10/03/2017 09h50

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro na China tiveram leve alta nesta sexta-feira, mas fecharam a semana com a maior queda acumulada das últimas cinco semanas, em meio a uma desaceleração no mercado de aço e a elevados estoques da matéria-prima nos portos chineses.

Os preços do minério de ferro dispararam junto com o aço no início deste ano, apesar de uma constante alta dos estoques de minério importado nos portos da China. Contudo, à medida que os preços do aço retraem, cresce a preocupação no mercado com o excesso de oferta de minério.

Os estoques de minério de ferro em importantes portos chineses alcançaram 130,05 milhões de toneladas em 3 de março, disse a SteelHome, maior volume desde 2004, quando a consultoria passou a compilar esses dados.

O contrato mais negociado de minério de ferro na bolsa de Dalian fechou com alta de 0,3 por cento, a 656 iuanes (95 dólares) por tonelada. O contrato, que tocou máxima recorde de 741,50 iuanes no mês passado, acumulou perdas de 3,2 por cento nesta semana, igualando o declínio da semana encerrada em 3 de fevereiro.

O minério de ferro com entrega no porto de Qingdao, na China, caiu 0,08 por cento nesta sexta-feira, para 86,72 dólares por tonelada, segundo o Metal Bulletin.

Já o contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiu 0,4 por cento, a 3.402 iuanes por tonelada. O produto, usado na construção civil, acumula perdas de 7 por cento desde que tocou uma máxima de três anos em 27 de fevereiro.

(Por Manolo Serapio Jr.)