IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BlackRock promete nova pressão sobre clima e diversidade em diretorias de empresas

13/03/2017 07h55

Por Ross Kerber

BOSTON (Reuters) - A BlackRock, que exerce uma enorme influência como a maior administradora de ativos do mundo, decidiu nesta segunda-feira colocar mais pressão sobre as empresas para que se expliquem sobre questões que incluem como as mudanças climáticas poderiam afetar seus negócios, assim como a diversidade em suas equipes executivas.

O movimento da BlackRock, uma força poderosa com 5,1 trilhões de dólares sob gestão, poderia impulsionar esforços como as práticas de divulgação de risco climático desenvolvidas pelo Financial Stability Board, órgão internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global.

A BlackRock, que detém participações na maioria das grandes corporações norte-americanas, identificou suas principais "prioridades de engajamento" para as reuniões deste ano com os líderes corporativos em documentos a serem publicados em seu site na segunda-feira. A Reuters recebeu cópias antecipadas dos materiais.

Michelle Edkins, apontada para supervisionar o esforço de divulgação como chefe de uma equipe de 30 pessoas, disse que a BlackRock pode querer ouvir das empresas sobre como estão avaliando o risco que as mudanças climáticas podem representar para suas operações. Edkins citou o exemplo de como o aumento dos níveis dos oceanos poderia inundar uma valiosa propriedade de uma empresa imobiliária na praia.

Algumas empresas mostraram liderança nas áreas que a BlackRock considera prioridades, disse Edkins, enquanto outras precisam melhorar. "Há empresas que achamos que provavelmente não estão se movendo com a rapidez necessária, considerando os riscos para o negócio", disse Edkins em entrevista por telefone no domingo.

A BlackRock também disse que vai tentar entender como as empresas estão trabalhando para aumentar a diversidade das diretorias, como por exemplo a inclusão de mais mulheres.

"Diretorias diversificadas, incluindo mas não limitado a diversidade de expertise, experiência, idade, raça e gênero, tomam decisões melhores", disse BlackRock nos documentos.

Algumas empresas acreditam erroneamente que já possuem um conselho de diretores diversificado, disse Edkins. "Um cara de Yale e um cara de Harvard não contam como diversidade", disse Edkins.

(Reportagem adicional de Trevor Hunnicutt em Nova York)