Exportações sobem, mas zona do euro tem déficit comercial em janeiro
BRUXELAS (Reuters) - A zona do euro registrou em janeiro déficit comercial pela primeira vez em três anos uma vez que a alta das exportações sobre o ano anterior foi mais do que compensada por um aumento maior das importações, informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira.
A Eurostat disse que a zona do euro registrou déficit de 600 milhões de euros em janeiro em sua balança comercial com países de fora do bloco.
Esse é o primeiro déficit, não ajustado para fatores sazonais, desde janeiro de 2014. Déficits não são comuns em janeiro, quando a demanda de inverno por energia pode saltar e as exportações de outros produtos desaceleram.
As exportações da zona do euro cresceram 13 por cento em janeiro sobre o ano anterior, para 163,9 bilhões de euros, mas a alta foi compensada por um aumento de 17 por cento das importações, que totalizaram 164,5 bilhões de euros.
Na comparação com dezembro, os números ajustados para fatores sazonais mostraram queda de 0,6 por cento das exportações e aumento de 4,1 por cento das importações.
(Reportagem de Francesco Guarascio e Philip Blenkinsop)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.