IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

É "evidente" que Carne Fraca vai afetar economia brasileira, diz ministro

24/03/2017 13h35

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou nesta sexta-feira que era "evidente" que a operação Carne Fraca terá impacto na economia brasileira, mas que é cedo para fazer projeções sobre isso.

"É evidente que terá algum impacto, mas a dimensão ainda não temos em mente. Não dá para negar que haverá algum impacto nas exportações do setor e, por consequência, na atividade", afirmou Oliveira em entrevista para jornalistas depois de participar de evento em São Paulo.

Oliveira afirmou ainda que o governo está fazendo "todo o esforço" para não elevar impostos, mas lembrou que o rombo de 58,2 bilhões de reais detectado para este ano nas contas públicas não poderia ser resolvido com contingenciamento total porque interromperia serviços públicos.

"Estamos fazendo todo o esforço para que não haja aumento de impostos. Essa é a última opção", afirmou. "Estamos tentando recompor esses 58 bilhões com algumas receitas extraordinárias, com a concessão de algumas hidrelétricas e recuperação de recursos que estavam depositados em precatórios", disse Oliveira.

O ministro acrescentou ainda que a volta da CPMF não foi discutida.

Na quinta-feira, no entanto, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, cravou que o governo elevará impostos para cumprir a meta fiscal deste ano.

"Uma parte dessa diferença será cumprida com mais cortes de gastos e uma parte será aumento de impostos", disse Meirelles, que citou a PIS/Cofins e a reoneração de algumas isenções fiscais que foram concedidas e que não tiveram efeito produtivo segundo ele.

(Reportagem de Thaís Freitas; Texto de Patrícia Duarte e Luiz Guilherme Gerbelli)