Aneel arquiva projeto de pesquisa para aprimorar modelo do setor elétrico
(Reuters) - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu em reunião nesta terça-feira não levar adiante um projeto que previa utilizar recursos que as elétricas precisam destinar a pesquisa e desenvolvimento para contratar um estudo sobre o aprimoramento do modelo do setor elétrico.
O diretor José Jurhosa, relator do processo na Aneel, disse que o projeto teria custo elevado, de entre 20 milhões e 30 milhões de reais, e ao mesmo tempo enfrentaria dificuldade para produzir resultados relevantes no prazo de duração pretendido, de 18 meses.
A proposta de realizar os estudos havia sido levada à agência por associações que representam investidores do setor elétrico, como a Abradee, que reúne empresas de distribuição e seria a entidade coordenadora e executora do projeto caso ele fosse levado adiante.
A ideia dos defensores do estudo era que ele seria um meio de atualizar o atual modelo regulatório do setor elétrico para suportar inovações e desafios atuais e futuros.
Mas a Aneel entendeu que não seria correto direcionar recursos destinados a pesquisa para a contratação do levantamento e decidiu encerrar o processo referente ao projeto, que vinha tramitando na agência desde meados do ano passado.
"Se o Executivo, de fato, reconhecer a necessidade de aprimorar/reestruturar o atual modelo, deveria fazê-lo com recursos orçamentários e via contratação de consultoria", disse Jurhosa.
O diretor afirmou ainda que o estudo seria abrangente demais, o que poderia prejudicar as conclusões e sua aplicação. "Não se sabe para qual problema se busca a solução, e nem o momento em que tal solução deve ser implementada", resumiu.
(Por Luciano Costa, em São Paulo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.