IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Repsol Sinopec tem recorde de produção no Brasil com início da extração em Lapa

24/04/2017 16h56

MADRID (Reuters) - A joint venture da espanhola Repsol com a chinesa Sinopec no Brasil atingiu um recorde de produção graças ao início da extração no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos, disse a empresa nesta segunda-feira.

A produção da Repsol Sinopec no país atingiu recorde de mais de 90 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em março.

A produção somente da Repsol, que tem 60 por cento da joint venture, cresceu 37 por cento em março deste ano ante a média registrada em 2016, para 55 mil boe/d.

Graças a este aumento, o Brasil se posiciona como o quinto maior produtor para o grupo espanhol, que fez o anúncio para coincidir com a visita oficial do primeiro-ministro Mariano Rajoy ao Brasil.

O campo de Lapa iniciou a produção no fim de dezembro de 2016 e foi o terceiro a entrar em operação no pré-sal da Bacia de Santos, depois de Lula e Sapinhoá.

O grupo disse que em meados de abril aumentou a sua produção no primeiro trimestre do ano para 694 mil boe/d, em comparação com 679 mil boe/d no quarto trimestre de 2016.

(Por Andrés González; reportagem adicional de Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)