UE diz que uma Irlanda unificada faria automaticamente parte do bloco
BRUXELAS (Reuters) - Líderes da União Europeia prometeram no sábado abraçar a Irlanda do Norte no bloco se um referendo aprovar a união da província britânica com a República da Irlanda.
Numa reunião de cúpula convocada para acertar o plano de negociação da UE para a saída do Reino Unido do bloco, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, pediu aos colegas que reconheçam que a Irlanda do Norte, como ocorreu com a Alemanha Oriental em 1990, entraria automaticamente na UE caso se una com a Irlanda.
O Acordo de Sexta-Feira Santa de 1998 para acabar com a violência na Irlanda do Norte prevê a realização de referendos em ambos os lados da fronteira para unir a ilha se Londres e Dublin consideram que há apoio público para isso.
Os líderes da UE deram apoio político ao que juristas irlandeses e europeus dizem é a posição no direito internacional sobre tais mudanças territoriais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.