IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas da zona do euro mantêm ritmo forte em maio, mostra PMI

23/05/2017 07h03

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - As empresas da zona do euro mantiveram neste mês a forte taxa de crescimento vista em abril uma vez que correram para atender à demanda, sugerindo que a força econômica do bloco está se sustentando, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI Composto preliminar do IHS Markit para maio ficou em 56,8 e repetiu a leitura do mês anterior, nível mais alto desde abril de 2011. Leitura acima de 50 indica crescimento.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda a 56,6.

"É um resultado muito bom e generalizado. Temos um bom ritmo de crescimento aqui. O fato de termos mantido esse nível alto em maio é uma ótima notícia para o PIB do segundo trimestre", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

As indústrias do bloco tiveram um maio muito melhor do que o previsto. Pesquisa da Reuters apontava expectativa de que o PMI da indústria cairia para 56,5, mas ele subiu a 57,0 de 56,7 em abril, nível mais alto desde abril de 2011.

Já o PMI de serviços desacelerou ligeiramente, com o PMI caindo a 56,2 de 56,4 e contra expectativa de manutenção do ritmo.