Grupo pecuarista pedirá investigação da JBS na Argentina
BUENOS AIRES, 30 Mai (Reuters) - O líder de um dos maiores grupos de produtores agropecuaristas da Argentina contou à agência de notícias Reuters que pedirá ao Congresso argentino para investigar cinco aquisições feitas pela JBS em mais de uma década devido a suspeita de superfaturamento.
Dardo Chiesa, líder da Confederação Rural da Argentina (CRA), disse que estava programado para falar no Congresso na próxima semana e revelaria suas suspeitas de que a JBS pagava subornos para ser favorecida em cotas de exportação administradas pelo governo da ex-presidente Cristina Kirchner. Chiesa disse que não tinha provas do suborno.
"Nós vamos reunir informações primeiro, mas há informações que queremos investigar que eles não darão à CRA ou um comitê do Congresso assume ou vai para um promotor", disse.
A JBS comprou cinco frigoríficos na Argentina, várias das quais já fecharam.
"A ColCar que valia 3 milhões de dólares e eles pagaram 15 milhões. Na Venado Tuerto que valia 6 (milhões) e eles pagaram 27 (milhões de dólares)", disse Chiesa. Outras empresas que a JBS comprou na Argentina foram a Swift Rosario, e os frigoríficos Pontevedra e San Jose.
A Argentina, sob o governo de Maurício Macri, tenta recuperar seu status de exportador global de carne bovina que perdeu durante o governo de Cristina Kirchner.
(Por Maximiliano Rizzi e Caroline Stauffer)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.