IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vivendi ganha consentimento condicional da UE para obter controle da Telecom Italia

30/05/2017 12h25

BRUXELAS (Reuters) - O grupo de mídia francês Vivendi ganhou a aprovação antitruste da UE nesta terça-feira para o seu plano de obter o controle da Telecom Italia depois de se comprometer a vender a participação majoritária da empresa italiana no grupo de serviços de radiodifusão Persidera.

A Vivendi é o maior acionista da Telecom Italia, com uma participação de 24 por cento, e fortaleceu sua presença no antigo monopólio de telefonia neste mês ao nomear dois terços do seu conselho.

No ano passado, também adquiriu uma participação de 29 por cento na emissora italiana Mediaset, controlada pela família do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, suscitando preocupações na Itália sobre a crescente influência do grupo francês sobre empresas italianas.

A oferta de vender a participação da Persidera veio depois que a Comissão Europeia expressou preocupações de que a Vivendi poderia cobrar mais de canais de TV por acesso por atacado às redes terrestres de televisão digital, tendo em conta a participação significativa da Persidera e da Mediaset no setor.

"Para resolver os problemas de concorrência identificados pela Comissão, a Vivendi comprometeu-se a alienar a participação da Telecom Italia na Persidera", afirmou o responsável pela concorrência da UE.

A Telecom Italia possui 70 por cento de Persidera, com o restante nas mãos da editora GEDI.

A Telecom Italia não pôde ser contatada imediatamente para comentar, enquanto a Vivendi disse que não tinha comentários imediatos.

(Reportagem de Foo Yun Chee em Bruxelas, Agnieszka Flak em Milão e Mathieu Rosemain em Paris)