Colheita de café de cooperados da Cooxupé avança para 17,56% do total

SÃO PAULO (Reuters) - Os cooperados da Cooxupé haviam colhido até último sábado 17,56 por cento da produção de café prevista, ou pouco mais de 1 milhão de sacas, informou nesta terça-feira a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, apontando um ligeiro atraso no ritmo dos trabalhos ante o mesmo período do ano passado devido à ocorrência de chuvas.

No mesmo período de 2016, os cooperados haviam colhido quase 20 por cento do total projetado. Na comparação com o início do mês, a colheita avançou cerca de seis pontos percentuais.

A Cooxupé estima que seus cooperados produzirão 6,8 milhões de sacas de 60 kg de café em 2017, enquanto projeta receber 4,28 milhões de sacas de seus associados neste ano.

Em relação ao mesmo período de 2015, último ano de baixa do ciclo bianual do arábica, a colheita atual dos cooperados apresenta um avanço cerca de seis pontos percentuais superior.

Os cooperados do Sul de Minas já colheram 20,5 por cento do total; em São Paulo, 10,4 por cento; e no Cerrado de Minas Gerais 13,1 por cento.

A colheita de café nas regiões de atuação da Cooxupé, um indicador mais abrangente do que a colheita dos cooperados, atingiu cerca de 17,3 por cento, praticamente em linha com o registrado no ano passado.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos