IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Evans, do Fed, se diz nervoso com inflação fraca

20/06/2017 13h22

WASHINGTON (Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, disse nesta terça-feira que está cada vez mais preocupado que os recentes dados fracos de inflação seja um sinal de que o banco central norte-americano terá dificuldades para fazer com que a alta dos preços volte ao seu objetivo de 2 por cento.

"Eu digo que os dados de inflação mais recentes me deixaram um pouco nervoso sobre isso. Acho que é muito mais desafiador a partir daqui", disse Evans em entrevista à CNBC.

Evans, que é um dos membros votantes na decisão de política monetária do banco central norte-americano, disse que forças globais e não apenas razões pontuais específicas poderiam estar por trás do recuo na inflação nos últimos três meses.

Em coletiva de imprensa após a decisão do Fed de aumentar a taxa de juros na semana passada pela segunda vez em três meses, a chair do Fed, Janet Yellen, culpou em grande parte fatores temporários pela inflação baixa.

"Em um mundo de competição global e de novas tecnologias, acho que a competição está vindo de novos lugares. Novos parceiros estão optando por uma fusão e uma mudança de mercado, e (há) mais pressão competitiva potencialmente sobre as margens de preços", disse Evans.

Se a inflação permanece fraca, o Fed pode ter um caminho mais lento de aumento de taxa de juros, acrescentou.

O presidente do Fed de Chicago também reiterou sua crença de que, dada a falta de clareza sobre a inflação, o banco central norte-americano poderia aguardar até dezembro para decidir se elevará a taxa de juros novamente.

Questionado sobre o momento dos planos do Fed para começar a reduzir seu balanço patrimonial, Evans disse que está "muito perto".

(Por Lindsay Dunsmuir)