Bolsas

Câmbio

Transações com cartões de crédito e débito desaceleram alta em 2016, mostra relatório do BC

SÃO PAULO (Reuters) - O valor total das transações com cartão de crédito e débito em 2016 cresceram 3 e 10 por cento, respectivamente, na comparação com o ano anterior, segundo o relatório Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Com isso, as transações com cartão de crédito somaram 674 bilhões de reais e as de cartão de débito chegaram a 430 bilhões de reais.

Apesar do avanço apurado em 2016, o valor da transações cresceu mais em anos anteriores. Em 2015, por exemplo, as transações com cartão de crédito avançaram 9 por cento ante 2014, e as de débito subiram 12 por cento na mesma base.

O levantamento do BC também apurou que houve crescimento de pagamento com equipamentos móveis, como telefones celulares. Em 2016, foram realizadas 16,7 bilhões de operações nessa modalidade, o que representou 28 por cento do total. Em 2015, a fatia era de 19 por cento.

O principal meio utilizado nas transações é a internet, representando 33 por cento do total.

Já a quantidade de transações feitas em agências e postos de atendimento segue queda. Em 2016, respondeu por 13 por cento do total. Em 2015, representava 16 por cento.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos