Transações com cartões de crédito e débito desaceleram alta em 2016, mostra relatório do BC
SÃO PAULO (Reuters) - O valor total das transações com cartão de crédito e débito em 2016 cresceram 3 e 10 por cento, respectivamente, na comparação com o ano anterior, segundo o relatório Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.
Com isso, as transações com cartão de crédito somaram 674 bilhões de reais e as de cartão de débito chegaram a 430 bilhões de reais.
Apesar do avanço apurado em 2016, o valor da transações cresceu mais em anos anteriores. Em 2015, por exemplo, as transações com cartão de crédito avançaram 9 por cento ante 2014, e as de débito subiram 12 por cento na mesma base.
O levantamento do BC também apurou que houve crescimento de pagamento com equipamentos móveis, como telefones celulares. Em 2016, foram realizadas 16,7 bilhões de operações nessa modalidade, o que representou 28 por cento do total. Em 2015, a fatia era de 19 por cento.
O principal meio utilizado nas transações é a internet, representando 33 por cento do total.
Já a quantidade de transações feitas em agências e postos de atendimento segue queda. Em 2016, respondeu por 13 por cento do total. Em 2015, representava 16 por cento.
(Por Luiz Guilherme Gerbelli)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.