IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

QGEP vende fatia em bloco na Bacia de Santos para Statoil por US$379 mi

11/07/2017 21h34

SÃO PAULO (Reuters) - A QGEP Participações anunciou nesta terça-feira a venda de sua participação de 10 por cento no bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, para Statoil, por 379 milhões de dólares, de acordo com fato relevante.

"A Companhia está avaliando os possíveis usos dos recursos, que poderão combinar o pagamento de um dividendo especial para acionistas com investimentos no portfólio de exploração e produção da QGEP", disse a empresa no documento.

A empresa norueguesa pagará 50 por cento do valor total, 189,5 milhões de dólares, no fechamento da transação após aprovação do negócio por reguladores, e o restante será pago em parceladas "relacionadas a eventos subsequentes, incluindo a celebração do Acordo de Individualização da Produção", segundo o comunicado.

A QGEP pagou 175 milhões de dólares pela participação em meados de 2011.

"Considerando o período de tempo em que mantivemos esse ativo e a falta de visibilidade em relação à efetiva data do primeiro óleo, concluímos que a transação é consistente tanto com nossa política de gerenciamento de", afirmou no comunicado o presidente da QGEP, Lincoln Guardado.

Outro anúncio feito pela QGEP no mesmo documento diz respeito a outro bloco na Bacia de Santos em que possui participação, o BS-4. Segundo a QGEP, a detentora do contrato de afretamento do navio-plataforma (FPSO), a empresa Atlanta Field B.V, está em fase final de negociações com a Teekay Offshore para a entrega da unidade a ser alocada no bloco.

A QGEP possui uma participação de 30 por cento no BS-4, no qual é operadora, segundo seu website.

"Acreditamos que estamos perto de concluir um acordo que será mutuamente benéfico, visando assegurar o início da produção de óleo no Campo de Atlanta no primeiro trimestre de 2018", afirmou Guardado.

(Por Sérgio Spagnuolo)