Bolsas

Câmbio

Trump deve substituir Janet Yellen por Gary Cohn no Fed, diz site

WASHINGTON (Reuters) - É cada vez mais improvável que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeie a chair do Fed, Janet Yellen, para um segundo mandato no cargo, noticiou o site Politico nesta terça-feira.

O diretor do Conselho Econômico Nacional, Gary Cohn, é o favorito para sucedê-la, disse o veículo de notícias, citando quatro pessoas próximas ao processo.

"A vaga é do Gary, se ele quiser, e acredito que ele queira", disse um republicano próximo ao processo seletivo citado na reportagem do Politico.

Alguns poucos senadores republicanos podem expressar reservas quanto a Cohn, mas ele provavelmente deve receber amplo apoio, disse um alto assessor republicano no Congresso, segundo a publicação.

Em resposta a solicitação da Reuters por informações, a porta-voz da Casa Branca Natalie Strom disse: "Gary está concentrado em suas responsabilidades no Conselho."

Cohn, um democrata e ex-presidente do Goldman Sachs, não trabalhou na campanha de Trump e apenas o conheceu após a eleição de novembro de 2016.

Yellen assumiu como chair do Fed em fevereiro de 2014, no lugar de Ben Bernanke, em uma época na qual a recuperação econômica da crise de 2008 ainda não estava consolidada. Ela não escondeu o fato de priorizar o crescimento no emprego e nos salários.

Uma porta-voz do Fed disse que não havia comentários sobre a notícia do Politico.

(Por Eric Beech)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos