IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fiat Chrysler, Toyota e Daimler lideram vendas de automóveis na Europa em junho

14/07/2017 07h35

Por Andreas Cremer

BERLIM (Reuters) - As vendas de carros na Europa aumentaram 2,1 por cento em junho, com a Fiat Chrysler Automobiles e a Toyota <7203.T> registrando fortes ganhos, em meio a sinais mistos nos cinco principais mercados da região, de acordo com dados da indústria divulgados nesta sexta-feira.

Foram licenciados 1,54 milhão de automóveis no mês passado na União Europeia e nos países que compõem a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês), disse a entidade que representa a indústria, a ACEA. Em junho do ano passado, os licenciamentos somaram 1,51 milhão.

As vendas no primeiro semestre cresceram 4,6 por cento, para 8,46 milhão de carros.

No bloco de 28 países, excluindo Malta, os licenciamentos subiram 2,1 por cento, para 1,49 milhão de veículos, nível mais alto desde 2007, último ano antes de um declínio de seis anos na região.

Entre os principais grupos automotivos, a Toyota foi a que registrou o melhor desempenho, com alta mensal de 12,9 por cento, seguida pela Fiat Chrysler, com ganho de 7,9 por cento, e pela Daimler , com expansão de 4,2 por cento.

Ainda passando por dificuldades em decorrência do escândalo de emissões de poluentes, a alemã Volkswagen , maior montadora da Europa, viu as entregas aumentarem 2,7 por cento em junho.

As rivais francesas PSA Peugeot Citroen e Renault registraram altas mensais de 3,9 e 3 por cento, respectivamente, enquanto a divisão Opel da General Motors teve queda de 6,9 por cento.

Os licenciamentos na Alemanha e no Reino Unido, os dois maiores mercados da região, recuaram 3,5 e 4,8 por cento, respectivamente, em junho. Na Itália, França e Espanha, houve altas de 12,9, 1,6 e 6,5 por cento, de acordo com a ACEA.