IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Colheita de café arábica no Brasil se aproxima de metade da área, diz Cepea

18/07/2017 16h27

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café arábica no Brasil já se aproxima de metade da área total cultivada, de acordo com boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP) divulgado nesta terça-feira.

Conforme o Cepea, os percentuais de colheita entre as regiões estão bem próximos, com as praças paulistas da Mogiana e de Garça, com aproximadamente 40 por cento do volume colhido, figurando como as mais atrasadas.

Com relação às praças do Sul de Minas, Cerrado e Zona da Mata Mineira, o total colhido estava entre 45 por cento e 60 por cento até a última semana.

Destas, a mais adiantada é o Cerrado, "onde agentes estimam que o clima seco favoreceu os trabalhos no campo e, por isso, em algumas áreas, a colheita já alcançou 60 por cento da área", segundo o Cepea.

No Paraná, os trabalhos de campo estão em cerca de 55 por cento da área, frente a 75 por cento um ano atrás.

"Esse cenário é reflexo da maior produção na temporada 2017/18, além do atraso nas atividades de campo, que ocorreu em função das chuvas no final de maio e início de junho", disse o órgão.

Para esta semana, produtores estão em alerta com a queda na temperatura e a possibilidade de geadas, principalmente no Paraná, de acordo com o Cepea.

O centro de estudos conclui dizendo o café robusta teve a colheita praticamente finalizada no país, o que faz com que os produtores foquem agora o beneficiamento dos grãos.

(Por José Roberto Gomes)