IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

GM se junta a outras montadoras investindo em startup de direção autônoma Nauto

19/07/2017 11h26

(Reuters) - A General Motors e o banco japonês Softbank estão entre os mais recentes investidores da Nauto, uma startup do Vale do Silício que está desenvolvendo softwares para veículos autônomos.

A Nauto, com sede em Palo Alto, disse na terça-feira que fechou uma rodada de financiamento Série B de 159 milhões de dólares, liderada pelo Softbank e a empresa de venture capital Greylock Partners. Investidores anteriores incluíam a montadora alemã BMW e a japonesa Toyota, assim como a seguradora alemã Allianz.

"Qualquer montadora (de veículos) é melhor que qualquer startup para construir carros", disse Stefan Heck, fundador e presidente-executivo da Nauto, de 2 anos. "Nosso objetivo é fornecer os dados, a inteligência e uma plataforma em nuvem" para montadoras que planejam começar a testar carros autônomos em 2020.

A quantia que a GM investiu na Nauto não foi revelada. A montadora de Detroit comprou a startup do Vale do Silício Cruise Automation no início de 2016 por mais de 500 milhões de dólares.

Heck não quis revelar o valor de mercado da empresa após os investimentos. Ele disse que estava perto de 1 bilhão de dólares, em breve chegando ao status de "unicórnio" no Vale do Silício.

Para desenvolver sua tecnologia, a Nauto está adaptando os para-brisas de caminhões comerciais na América do Norte, Europa e Japão com duas câmeras: uma voltada para a estrada e outra para o motorista. O objetivo é coletar dados sobre distrações de motoristas e o ambiente ao redor dos veículos para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma.

(Por Paul Lienert, em Detroit)