IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IPOs nos EUA podem ter dificuldades para manter ritmo em 2017

21/07/2017 17h55

(Reuters) - O desempenho abaixo do esperado da Snap e da Blue Apron desde a estreia na Bolsa de Nova York, no momento em que o mercado de ações dos Estados Unidos atinge recordes, é uma indicação de que o mercado de IPO não será tão robusto quanto esperado para este ano.

A Snap, dona do aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat, e a empresa de entrega de comida Blue Apron estão negociando bem abaixo do preço de listagem do início do ano. A Snap negocia cerca de 15 por cento a baixo do preço de estreia, enquanto a Blue Apron caiu cerca de 35 por cento desde o IPO.

Embora o mercado de IPO norte-americano já tenha acumulado mais dinheiro do que em todo 2016, o baixo desempenho dessas ações deixou investidores cautelosos para fazer novas aplicações, disseram especialistas.

Isso desacelera um mercado que deveria ter um retorno forte depois de um fraco 2016, especialmente para empresas de tecnologia que normalmente trazem lucros maiores.

Richard Truesdell, co-chefe de mercado de capitais no escritório Davis Polk & Wardwell, disse que há receios de que a avaliação exagerada levaria a menos IPOs de tecnologia e avaliações mais conservadoras que o previsto para este ano.

"O segundo semestre de 2017 será melhor do que em 2016, mas talvez não possamos atingir os níveis de 2015 e 2014 neste ano", disse Kathleen Smith, diretor da Renaissance Capital.

Espera-se que um grupo de empresas incluindo Uber, a companhia de hospedagem compartilhada Airbnb e o serviço de música Spotify façam suas estreias em 2017, mais ainda precisam apresentar os prospectos para os órgãos reguladores.

(Por Sweta Singh e Ankur Banerjee)

((Tradução Redação São Paulo; +55 11 56447553))

REUTERS TH AAP