IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa sobe amparada em ganhos de commodities

25/07/2017 11h32

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista operava no azul no início dos negócios desta terça-feira, amparado no ganhos de commodities que impulsionavam as ações da Vale e da Petrobras.

Às 11:27, o Ibovespa subia 0,68 por cento, 65.574 pontos, depois de avançar 1 por cento no melhor momento do dia até agora. O giro financeiro era de 1,99 bilhão de reais.

O noticiário corporativo também começa a ganhar corpo, conforme avança a temporada de balanços trimestrais, enquanto o cenário político permanece mais tranquilo diante do recesso parlamentar.

No entanto, apesar de mais esvaziado, o noticiário político segue no radar, com as atenções voltadas para as articulações do presidente Michel Temer, que busca barrar a aceitação da denúncia pelo plenário da Câmara dos Deputados.

O Ministério do Planejamento informou na véspera que o governo federal prepara um Plano de Demissão Voluntária (PDV) e de jornada de trabalho reduzida com remuneração proporcional para servidores do Executivo, em meio a esforços para diminuição de despesas obrigatórias que consomem boa parte do Orçamento.

"O Planalto tenta sugerir agenda positiva para reforçar a ideia de que a substituição do governo traria piora econômica", escreveram os analistas da corretora Lerosa Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES

- VALE PNA ganhava 3,51 por cento e VALE ON tinha alta de 4 por cento, em sessão de alta superior a 3 por cento para os contratos futuros do minério de ferro na China. Também no radar estava a espera pelo anúncio do governo do aumento de royalties para mineração, além de outras mudanças no setor. Segundo analistas, a medida é positiva por tirar incertezas do setor.

- PETROBRAS PN subia 2,25 por cento e PETROBRAS ON avançava 2,08 por cento, em linha com o movimento do petróleo no mercado internacional.

- BRADESCO PN tinha valorização de 1,32 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN ganhava 0,7 por cento, ajudando o tom positivo do Ibovespa devido ao peso desses papéis em sua composição. Os demais bancos que figuram no índice também subiam, com SANTANDER UNIT avançando 0,59 por cento e BANCO DO BRASIL ON em alta de 1,75 por cento.

- FIRBIA ON caía 2,3 por cento, revertendo a alta vista no início dos negócios, quando subiu 1,65 por cento. A produtora de celulose teve prejuízo líquido de 259 milhões de reais no segundo trimestre, ante resultado líquido positivo de 745 milhões de reais em igual período de 2016, com despesas financeiras atreladas à valorização do dólar ante o real ofuscando a receita maior decorrente da elevação dos preços da celulose.

- VIA VAREJO UNIT, que não faz parte do Ibovespa, subia 4,9 por cento após divulgar os números referentes ao segundo trimestre, com redução do prejuízo líquido na comparação com igual período do ano passado, diante do crescimento da receita e controle de despesas.

- BIOTOSCANA BDR, que estreou nesta sessão na B3 e não figura no Ibovespa, era negociada a 27,58 reais, alta de 4,08 por cento em relação à precificação de sua oferta inicial (IPO, na sigla em inglês), de 26,50 reais.

(Por Flavia Bohone)