IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da Daimler no 2º trimestre cae em meio a alegações de cartel

26/07/2017 10h27

FRANKFURT (Reuters) - Os projetos da Daimler em parceria com outras montadoras não serão limitados por uma investigação da Comissão Europeia de suposta prática anticompetitiva entre montadoras alemãs, disse o presidente-executivo Dieter Zetsche nesta quarta-feira.

A revista alemã Der Spiegel noticiou na sexta-feira que as montadoras alemãs Daimler, BMW, VW, Porsche e Audi tiveram reuniões para discutir fornecedores, preços e padrões, em detrimento de montadoras estrangeiras.

A Comissão Europeia disse no sábado que está investigando. Se consideradas culpadas por infringirem as regras da UE sobre cartel, as companhias podem receber multas de até 10 por cento de sua receita global.

Questionado se tais alegações poderiam resultar em consequências para acordos de cooperações, como um acerto com a

BMW, Zetsche disse: "uma vez que nós obviamente operamos dentro da lei, nenhuma".

Os resultados da Daimler no segundo trimestre mostram que a divisão com melhor performance continua sendo a de veículos de luxo, que ajudou a elevar o lucro operacional em 15 por cento, ligeiramente abaixo das estimativas.

O lucros antes de juros e impostos (Ebit) da Daimler subiu para 3,74 bilhões de euros no segundo trimestre, abaixo da estimativa média de 3,81 bilhões de euros em pesquisa Reuters.

A Mercedes-Benz Cars vendeu 595.200 automóveis graças a um aumento de 28 por cento na demanda na China. As margens melhoraram para 10,2 por cento, de 6,4 por cento no mesmo período do ano anterior, principalmente devido às vendas de uma nova limusine E-Class.

(Por Edward Taylor; reportagem adicional por Maria Sheahan)