IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucro da petroleira Exxon quase dobra, mas fica abaixo de expectativas

28/07/2017 11h39

(Reuters) - A Exxon Mobil , maior petroleira com ações negociadas em bolsa do mundo, disse nesta sexta-feira que seu lucro trimestral quase dobrou devido a maiores margens em suas operações fora dos Estados Unidos, mas ainda assim os resultados ficaram abaixo das expectativas do mercado.

As ações da companhia, com sede em Irving, no Texas, caíram cerca de 1,9 por cento após a divulgação do resultado, em negociações antes da abertura do mercado.

Enquanto o portfólio da Exxon nos EUA, incluindo seus projetos de xisto, registrou perdas, as operações de gás e petróleo ao redor do mundo tiveram uma alta de 89 por cento na lucratividade.

A companhia vendeu mais gasolina e querosene no trimestre, impulsionando os ganhos, mas as vendas de químicos caíram em parte devido a custos com manutenção de unidades e margens fracas.

"Nosso trabalho é aumentar o valor no longo-prazo investindo em nosso portfólio integrado de oportunidades que podem ter sucesso independente das condições de mercado", disse o presidente da companhia, Darren Woods, em nota.

A companhia teve lucro líquido de 3,35 bilhões de dólares no segundo trimestre, ou 78 centavos de dólar por ação, ante 1,7 bilhão, ou 41 centavos por ação no mesmo período do ano passado. Analistas esperavam lucros de 84 centavos por ação, segundo pesquisa da Thomson Reuters.

A produção da companhia caiu 1 por cento, para 3,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia.

(Por Ernest Scheyder)