IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gerdau tem queda de 20% no lucro líquido ajustado do 2º trimestre

09/08/2017 11h15

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo siderúrgico Gerdau teve lucro líquido consolidado ajustado de 147 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 20 por cento ante o resultado positivo de um ano antes, impactada por maiores despesas financeiras geradas por variação cambial.

Sem ajustes, a companhia teve lucro líquido consolidado de 75 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 5 por cento na comparação anual.

A empresa apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,12 bilhão de reais de abril a junho, queda de 6,7 por cento ante igual intervalo do ano passado.

As ações da companhia exibiam valorização de 0,5 por cento às 10:38, enquanto o Ibovespa <.BVSP> tinha queda de mesma proporção.

"O mercado interno apresentou redução no segundo trimestre quando comparado com o mesmo período do ano passado, principalmente, pelas menores vendas de aços longos devido ao baixo nível de atividade na construção civil. Já nas exportações, a queda dos volumes vendidos ocorreu por menores oportunidades no mercado internacional", afirmou a companhia no balanço.

A Gerdau teve queda anual de 12,6 por cento nas vendas de aço do segundo trimestre, para 3,71 milhões de toneladas. A produção caiu 5 por cento, para 4,1 milhões de toneladas.

Com o recuo nas vendas em volume, a receita líquida da empresa teve baixa de 10,6 por cento no período, para 9,17 bilhões de reais. O custo das vendas recuou em 10,2 por cento, a 8,23 bilhões de reais.

O grupo siderúrgico terminou junho com relação de dívida líquida sobre Ebitda de 3,6 vezes, mesmo nível do registrado ao final do segundo trimestre do ano passado e ligeiramente acima do patamar de 3,5 vezes apurado no fim de março deste ano.

(Por Alberto Alerigi Jr.)