IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produtores chineses de folha de alumínio contestarão parecer antidumping dos EUA

09/08/2017 14h47

PEQUIM (Reuters) - Os principais produtores chineses de folha de alumínio estão preparando uma defesa legal que desafia um parecer preliminar dos Estados Unidos, emitido nesta quarta-feira, que poderia impor duras penalidades às importações dos principais produtores do mundo, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

A Loften Aluminum, a maior exportadora chinesa de folhas de alumínio para os Estados Unidos, se uniu a outras 11 empresas para contestar a decisão, o primeiro caso do tipo desde a eleição do presidente Donald Trump, disse uma autoridade da empresa.

A Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da China (CNIA, na sigla em inglês) está liderando o recurso do caso, que será apresentado à Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos, disse uma autoridade da CNIA.

As empresas planejam abrir o processo este mês, segundo a autoridade da Loften. Se as tarifas aduaneiras forem implementadas, a Loften enfrentará tarifas compensatórias contra subsídios em suas vendas nos EUA de 80,97 por cento.

A decisão norte-americana ocorre cinco meses depois que a indústria de folhas de alumínio nacional apresentou uma petição acusando os produtores chineses de praticar dumping nos Estados Unidos.

A acusação chinesa provavelmente aumentará a tensão entre as duas maiores economias do mundo, ao passo que Washington ameaça os setores de aço e alumínio da China com novas sanções.

(Por Tom Daly)