IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale Indonesia luta para achar parceiros para fundição de níquel após mudanças políticas

09/08/2017 14h59

JACARTA (Reuters) - A produtora de níquel Vale Indonesia disse que a recente mudança de política da Indonésia para permitir as exportações de minério está contribuindo para manter os preços globais do metal baixos e complicando os esforços para se estabelecer parcerias para novos investimentos de fundição.

Mineradores de níquel ao redor do mundo têm enfrentado a persistente fraqueza no mercado, parcialmente resultante de mudanças da Indonésia e Filipinas para abrandar restrições mirando seus setores de mineração.

A retomada das exportações de minério de níquel da Indonésia em maio deste ano tem beneficiado os produtores chineses de ferro gusa de níquel que dependem de tal minério, mas tem atrapalhado o restante dos produtores de níquel do mundo.

Para a Vale Indonesia, isso tem significado dificuldades em estabelecer ou manter parcerias para diversos projetos de fundição de ferro-níquel na ilha de Sulawesi.

"Alguns nos disseram verbalmente e outros escreveram", disse o presidente da Vale Indonesia, Nico Kanter, em entrevista à Reuters, falando de parceiros que disseram que estão adiando decisões em meio às incertezas de preços e regulações.

A mineradora japonesa Sumitomo Metal Mining está em parceria com a Vale em uma planta processadora de níquel em Pomalaa, no sudeste de Sulawesi. Mas "eles estão agora mais preocupados sobre os cálculos de sua taxa interna de retorno, porque esse é um projeto de 2 bilhões de dólares", disse Kanter.

Outro possível co-investidor chinês decidiu se retirar de um projeto de fundição de ferro-níquel em Bahodopi, na parte central de Sulawesi, afirmou Kanter.

(Por Cindy Silviana e Wilda Asmarini)