Mercados europeus caem com ataque em Barcelona enfraquecendo setor de viagem

LONDRES, 18 Ago (Reuters) - As ações europeias do setor de viagens caíram acentuadamente nesta sexta-feira após o ataque com uma van em um ponto turístico de Barcelona.

Os investidores também estão cada vez mais preocupados com a estabilidade administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,73 por cento, a 1.469 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,71 por cento, a 374 pontos.

O índice de blue-chips da zona do euro recuou 0,4 por cento, em meio a vendas generalizadas nos mercados que pressionaram todos os setores europeus.

As ações de viagens e lazer lideraram as quedas, recuando 1,5 por cento, com as companhias aéreas tendo o pior desempenho já que os investidores se desfazem de ações expostas aos fluxos turísticos.

A Easyjet, a Ryanair e a proprietária da British Airways, a IAG, recuperaram parte das perdas mas ainda assim recuaram de 0,8 a 2 por cento.

A AENA, companhia de aeroporto espanhola, caiu cerca de 2 por cento após o ataque de quinta-feira, em que um suposto militante islâmico jogou uma van contra uma multidão no centro de Barcelona, matando 13 pessoas.

"Como já vimos nos últimos dois anos na Europa, esses tipos de atrocidades afetam o turismo e vão atingir os lucros das companhias aéreas", disse o analista da ETX Capital Neil Wilson.

Os ativos arriscados, incluindo ações, foram afetados globalmente pelas preocupações de que o presidente dos EUA, Donald Trump, não poderá cumprir suas promessas de campanha, incluindo reduções de impostos, após a dissolução de dois conselhos empresariais.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,86 por cento, a 7.323 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,31 por cento, a 12.165 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,64 por cento, a 5.114 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,12 por cento, a 21.814 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,56 por cento, a 10.385 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,09 por cento, a 5.186 pontos.

(Por Helen Reid e Kit Rees)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos