Jucá vê votação da TLP pelo plenário da Câmara na 4ª-feira e no Senado semana que vem

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta segunda-feira que acredita que a medida provisória que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) será votada na comissão da Câmara na terça-feira, no plenário da Casa no dia seguinte e pelos senadores na semana que vem.

A votação da MP que cria a TLP é uma das prioridades do governo Michel Temer neste momento. O relator da medida, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), disse em sua conta no Twitter que "o governo tem um placar de 18 x 8 favoráveis à TLP" na comissão, com um voto em separado sendo apresentado pelo PT.

A TLP vai substituir gradualmente a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o governo, a nova taxa corrige as finanças públicas e abre caminho para menores taxas de juros, à medida que reduz os subsídios nos empréstimos do BNDES.

Jucá disse também que há uma tendência para que a nova proposta para o Refis seja fechada entre esta segunda e terça-feira.

"É matéria tão usada que não acho que precisa de duas semanas para negociação", disse. "Temos que votar rápido, ela perde validade no dia 31 de agosto, o prazo de aceito do processo de renegociação."

Para Jucá, o governo "não pode se privar" de arrecadação com a Refis neste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos