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Hyundai lançará picape e mais utilitários esportivos para recuperar vendas nos EUA

23/08/2017 16h29

DETROIT/SEUL (Reuters) - A Hyundai Motor planeja lançar uma picape nos Estados Unidos como parte de um amplo plano para acompanhar a migração para utilitários esportivos em um dos mercados mais importantes da montadora coreana, disse à Reuters um executivo da empresa.

Michael J. O'Brien, vice-presidente de planejamento e de produtos da unidade norte-americana da Hyundai, disse que a administração da empresa autorizou a montagem de uma picape semelhante ao veículo Santa Cruz que os executivos da companhia nos EUA apresentaram em 2015. Atualmente, a marca não oferece picapes no país.

O'Brien também disse que a montadora lançará um utilitário esportivo menor, o Kona, no final deste ano nos Estados Unidos. Pessoas familiarizadas com o assunto disseram que a picape deve ser lançada em 2020. Separadamente, as fontes afirmaram que a Hyundai planeja introduzir três novos ou renovados SUVs até 2020.

Conforme o projeto, a coreana planeja lançar uma nova versão da Santa Fe Sport em 2018, seguida de um novo modelo de sete lugares que substituirá a Santa Fe no início de 2019, e a nova Tucson é esperada para 2020.

Os utilitários esportivos construídos com chassi similar ao de modelos sedã agora representam cerca de 30 por cento do total das vendas de veículos leves nos Estados Unidos. As concessionárias norte-americanas da empresa estão incentivando a montadora a investir mais agressivamente em SUVs e picapes, já que a demanda por sedãs, como o Sonata e o Elentra, diminuiu.

Neste ano, as vendas da Hyundai nos EUA caíram quase 11 por cento até 31 de julho, pior do que a queda generalizada de 2,9 por cento nas vendas de carros e caminhões leves no país.

As vendas do Sonata, antes um pilar da franquia norte-americana da montadora, encolheram 30 por cento nos primeiros sete meses deste ano.

Em contrapartida, as vendas da atual linha de utilitários esportivos da marca cresceram 11 por cento também nos sete primeiros meses do ano.

(Por Paul Lienert e Hyunjoo Jin)