IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar tem leves oscilações frente ao real com formação de Ptax

31/08/2017 10h40

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leves oscilações ante o real nesta quinta-feira, com a briga pela formação da Ptax de final de mês influenciando o vaivém das cotações, mas com os investidores de olho no cenário externo.

Às 10:39, o dólar recuava 0,47 por cento, a 3,1452 reais na venda, depois de chegar a 3,1410 reais na mínima do dia e 3,1706 reais na máxima. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,45 por cento.

"Sobretudo até o começo da tarde (quando fecha a Ptax), a volatilidade deve ser mais forte. Depois, o mercado pode seguir mais de perto o exterior", afirmou o gerente de tesouraria do Banco Confidence, Felipe Pellegrini.

A Ptax é uma taxa do Banco Central utilizada em diversos contratos cambiais. Por isso, no fim de cada mês costuma haver disputa no mercado para trazê-la mais perto de seus interesses.

No exterior, o dólar avançava contra a cesta de moedas, enquanto o euro recuava nesta sessão, ajudando a moeda norte-americana a terminar agosto perto da estabilidade. O dólar também subia ante divisas de países emergentes, como o peso mexicano e a lira turca.

Os investidores estão particularmente interessados no relatório do mercado de trabalho fora do setor agrícola dos Estados Unidos, que será divulgado no dia seguinte e poderá dar mais pistas sobre a trajetória de aumento de juros.

O cenário político e econômico no Brasil também continuava no radar. Nesta madrugada, o plenário do Congresso Nacional aprovou o texto-base do projeto de lei que eleva o déficit primário do país a 159 bilhões de reais neste e no próximo ano, mas faltou votar destaques à matéria, o que deve acontecer na próxima terça-feira.

Na véspera, a Câmara dos Deputados concluiu a votação da criação da Taxa de Longo Prazo (TLP) ao derrubar três destaques ao texto, em linha com a expectativa do mercado. Agora, o texto segue para votação no Senado, onde deve ser aprovado até o dia 7 de setembro, quando a medida provisória perde a validade.