Bolsas

Câmbio

PESQUISA-Preços do petróleo devem ganhar impulso com crescimento da demanda

(Reuters) - Um declínio acelerado dos estoques e expectativas de um aumento na demanda global por petróleo fizeram com que os analistas revisassem suas previsões de preços para o Brent pela primeira vez em seis meses, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quinta-feira.

A pesquisa foi realizada antes que a tempestade Harvey atingisse os EUA, reduzindo o refino e interrompendo a produção em campos no mar.

A sondagem mensal com 33 analistas e economistas projetou que o Brent atingirá uma média de 52,53 dólares por barril em 2017, um pouco acima da previsão do mês passado, de 52,45 dólares.

Até julho deste ano, os analistas vinham reduzindo suas previsões a cada mês desde fevereiro.

Para o ano de 2018, o petróleo do Mar do Norte foi visto com uma média de 54,48 dólares por barril, ante a previsão de 54,51 dólares no mês anterior.

O Brent teve média de 52,15 dólares por barril até agora este ano.

A Agência Internacional de Energia disse no início deste mês que a demanda mundial por petróleo aumentaria mais rápido do que o esperado este ano, ajudando a aliviar o excesso de oferta, apesar da crescente produção de petróleo da América do Norte e do fraco cumprimento pela Opep de cortes de produção.

"Historicamente, os estoques nos EUA ainda estão bastante elevados. Mas as quedas são definitivamente um sinal de uma forte demanda", disse Frank Schallenberger, chefe de pesquisa de commodities no Landesbank Baden-Wuerttemberg, com sede em Stuttgart.

Os estoques de petróleo dos EUA caíram em 3,3 milhões de barris na semana que terminou em 18 de agosto, para 463,17 milhões de barris, queda de 13,5 por cento ante os níveis recorde registrados em março.

A previsão média para o petróleo nos EUA ficou em 50,01 dólares por barril em 2017 e em 51,92 dólares em 2018. O petróleo WTI tem uma média de cerca de 47,29 dólares até agora em 2017.

(Reportagem de Karen Rodrigues em Bangalore)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos