Bolsas

Câmbio

Bancos sobem com possível redução de estímulo por BCE mas euro forte pressiona ações europeias

MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam perto da estabilidade nesta sexta-feira, com o fortalecimento do euro diminuindo o apetite pelas ações regionais mas com o possível corte do estímulo pelo Banco Central Europeu impulsionando os bancos.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,17 por cento, a 1.476 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,15 por cento, a 376 pontos.

Depois de ficar quatro sessões consecutivas no vermelho, os bancos europeus avançaram 0,9 por cento, liderando os ganhos na Europa, depois que a Reuters informou que as autoridades do BCE concordaram na reunião de quinta-feira sobre a necessidade de um corte de estímulo.

As autoridades do BCE concordaram que o próximo passo será reduzir as compras de títulos, disseram duas fontes com conhecimento direto da discussão.

Analistas dizem que um euro forte pode ter um impacto negativo sobre os lucros dos bancos, embora isso possa ser mitigado pelo aumento no índice de adequação de capital, embora a força da moeda acompanhada de forte crescimento econômico seja visto como positivo.

A área de empréstimos do setor bancário se beneficia de taxas de juros mais altas e os investidores temem que o banco central possa adiar o aperto da política monetária se o euro continuar a se fortalecer em relação ao dólar.

Para o diretor da Degroof Petercam Gestion, Laurent Gaetani, a queda do preço das ações de alguns bancos representa uma oportunidade para comprar na baixa.

"Estes são pontos de entrada", disse ele à Reuters.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,26 por cento, a 7.377 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,06 por cento, a 12.303 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,02 por cento, a 5.113 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,25 por cento, a 21.776 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,05 por cento, a 10.129 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,54 por cento, a 5.101 pontos.

(Por Danilo Masoni e Julien Ponthus)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos