Bolsas

Câmbio

Acordo sobre aço e turbulência na Espanha agitam mercados, mas índices europeus fecham estáveis

MILÃO (Reuters) - O acordo sobre operações de aço e a turbulência política na Espanha deram alguma agitação aos mercados acionários europeus em uma sessão estável nesta quarta-feira, com os investidores aguardando pistas do Federal Reserva sobre a perspectiva de alta dos juros pelo banco central dos Estados Unidos.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,09 por cento, a 1.500 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,04 por cento, a 382 pontos.

Embora a cautela tenha dominado o mercado de modo geral, as ações espanholas foram atingidos depois que a polícia deteve funcionários do governo catalão em uma tentativa de suspender um referendo não autorizado sobre a independência.

"O mercado está começando a perceber a profundidade da crise (na Espanha)", disse o economista que cobre o sul da Europa para o banco francês Natixis, Jesus Castillo.

O índice de blue-chips de Madri, que tem tido um desempenho melhor do que os principais índices europeus neste ano, caiu 0,8 por cento.

Já a Thyssenkrupp avançou 2,42 por cento após assinar com a Indiana Tata Steel um memorando de entendimento para combinar suas operações de aço na Europa, por meio de uma joint venture em que cada uma terá participação de 50 por cento, informou o grupo alemão em comunicado.

Os bancos europeus ficaram particularmente em foco, com queda de 0,4 por cento uma vez que os investidores aguardavam a conclusão da reunião do Fed. O setor, que tem, um desempenho melhor do que o resto do mercado até agora neste ano, beneficia-se de juros mais elevados.

"Um aumento dos juros será definitivamente bom para os bancos globais... há uma chance de mais de 50 por cento de mais uma elevação dos juros nos EUA antes de dezembro", disse a gerente sênior de investimentos da Killik & Co Rachel Winter.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,05 por cento, a 7.271 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,06 por cento, a 12.569 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,08 por cento, a 5.241 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,31 por cento, a 22.355 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,83 por cento, a 10.292 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,13 por cento, a 5.296 pontos.

(Por Danilo Masoni)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos