IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar segue exterior e sobe ante real

26/09/2017 12h17

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta ante o real nesta terça-feira, seguindo a trajetória da moeda no exterior com os investidores à espera de discurso da chair do Federal Reserve, Janet Yellen, em meio a tensões entre Estados Unidos e Coreia do Norte.

Os investidores ainda tinham foco na cena política, com o início da leitura da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara dos Deputados.

Às 12:10, o dólar avançava 0,46 por cento, a 3,1718 reais na venda, depois de atingir 3,1530 reais na mínima e 3,1737 reais na máxima. O dólar futuro subia 0,35 por cento.

"Na semana passada, o Fed fez o mercado sair 'de cima do muro' e apostar na terceira elevação de juros ainda nesse ano...de modo que as palavras de Yellen, hoje, serão bastante relevantes", escreveu a corretora H.Commcor em relatório.

O dólar ganhou mais força após a confiança do consumidor do Conference Board e subia ante uma cesta de moedas e também ante a divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano.

Yellen fará discurso às 13h45 (horário de Brasília), em que investidores buscarão pistas sobre se o banco central norte-americano manterá os planos de elevar os juros em dezembro.

As tensões geopolíticas também permanecem no radar, com os EUA afirmando que seguem com os esforços diplomáticos para lidar com a crise com os norte-coreanos, enquanto estes, aparentemente, reforçaram as defesas em sua costa leste.

Já a denúncia contra o presidente Michel Temer traz cautela aos mercados nacionais, diante dos potenciais impactos na agenda de reformas do governo, principalmente a da Previdência.

"Como...continuam as articulações em busca por apoio ao presidente, as chances de andamento da reforma da Previdência diminuem, o que pode influenciar negativamente o humor dos mercados dependendo do andar das negociações", apontou a Advanced Corretora em relatório.

Mais cedo, no entanto, a moeda passou por uma correção, com vendedores aproveitando os níveis de preços.

O BC vendeu integralmente a oferta de até 12 mil contratos de swap cambial tradicional --equivalentes à venda futura de dólares-- no leilão para rolagem do vencimento de outubro. Desta forma, até agora já foram rolados 4,8 bilhões de dólares do total de 9,975 bilhões de dólares que vence no mês que vem.