IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reino Unido alerta Boeing de que pode perder negócios devido a disputa com Bombardier

27/09/2017 10h10Atualizada em 27/09/2017 11h43

BELFAST/LONDRES (Reuters) - O Reino Unido disse na quarta-feira que a norte-americana Boeing pode perder os contratos de defesa britânicos por causa da disputa com a rival canadense Bombardier, que colocou 4200 empregos em risco na Irlanda do Norte.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos impôs na terça-feira uma tarifa compensatória de 220 por cento nos aviões CSeries, da Bombardier, cujas asas são produzidas em uma fábrica em Belfast, após uma queixa da Boeing, que acusa o Canadá de subsidiar injustamente a Bombardier.

A decisão é uma dor de cabeça política para o governo conservador minoritário da Grã-Bretanha, que depende do apoio de um partido do norte da Irlanda para permanecer no poder.

Também mina as garantias do governo aos britânicos de que o livre comércio e os laços estreitos de Londres com Washington serão pilares da prosperidade do Reino Unido e da influência global depois que o país deixar a União Europeia em 2019.

"Este não é o comportamento que esperamos da Boeing e isso pode, de fato, comprometer nosso relacionamento futuro com eles", disse o secretário de Defesa britânico, Michael Fallon, a jornalistas em Belfast.

"A Boeing tem contratos de defesa significativos conosco e ainda espera conquistar novos contratos. A Boeing quer e nós queremos uma parceria de longo prazo, mas isso tem que ser uma via de mão dupla."

(Por Amanda Ferguson e Estelle Shirbon; reportagem adicional por Tim Hepher, Conor Humphries, Guy Faulconbridge, Kate Holton e Michael Holden)