Bolsas

Câmbio

Índices acionários europeus avançam e permanecem perto da máxima de 10 semanas; H&M recua

MILÃO/LONDRES (Reuters) - Os principais índices acionários europeus fecharam em alta nesta quinta-feira, mantendo-se próximos da máxima de 10 semanas com o otimismo provocado pelo plano de redução de impostos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar das preocupações de que pode ser difícil de implementá-lo.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,16 por cento, a 1.518 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,19 por cento, a 386 pontos. O STOXX ficou pouco acima da máxima de dois meses alcançada na sessão anterior, quando foi impulsionado pela aposta no aumento dos juros, da inflação e dos preços dos títulos dos Estados Unidos com Trump.

"Os mercados europeus tiveram altas marginais hoje, já que o otimismo em torno dos planos tributários de Trump parece estar perdendo força", escreveu o analista de mercado da IG Joshua Mahony em uma nota aos clientes.

"É difícil esperar que esta proposta seja aprovada pelo Congresso sem problemas", disse o estrategista-chefe de renda fixa do J.P. Morgan Securities, Takafumi Yamawaki.

O fronte corporativo, o grupo de moda H&M teve a maior queda no STOXX 600, de 5,1 por cento. A empresa sueca registrou uma queda de 20 por cento no lucro trimestral nesta quinta-feira, pois os descontos do verão prejudicaram as margens enquanto as vendas diminuíram no final deste mês.

Já o setor bancário subiu 0,1 por cento, em linha com as máximas de sete semanas, impulsionado pelas expectativas de aperto da política monetária.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,13 por cento, a 7.322 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,37 por cento, a 12.704 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,22 por cento, a 5.293 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,15 por cento, a 22.587 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,39 por cento, a 10.328 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,79 por cento, a 5.375 pontos.

(Por Danilo Masoni e Julien Ponthus)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos