IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

REEDIÇÃO-Liberação de recursos do PIS/Pasep começa em outubro, diz ministro do Planejamento

28/09/2017 17h10

(Corrige 2º parágrafo na data da primeira liberação para 19 de outubro, em lugar de 14 de outubro)

BRASÍLIA (Reuters) - O governo começará a liberar em outubro, de forma antecipada, recursos do PIS/Pasep, numa tentativa de incentivar a recuperação econômica, da mesma forma que fez com a liberação de saques de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) mais cedo neste ano, informou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, nesta quinta-feira.

Os quotistas com 70 anos ou mais serão os primeiros a receberem os recursos, depositados automaticamente em conta corrente, a partir de 19 de outubro. Em seguida, serão contemplados aposentados em geral, a partir de 17 de novembro e, a partir de 14 de dezembro, todos os demais cotistas pelo critério de idade --mulheres com mais de 62 anos e homens com mais de 65 anos.

Inicialmente, o governo esperava liberar os recursos até março do ano que vem, mas decidiu concentrá-los nos últimos três meses de 2017.

O fundo possui cerca de 37 bilhões de reais e serão liberados cerca de 15,9 bilhões de reais, atendendo cerca de 8 milhões de pessoas.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)