IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercados europeus têm leves variações e ficam perto das máximas de 3 meses

03/10/2017 13h36

LONDRES/MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam perto das máximas de três meses nesta terça-feira, uma vez que as vendas generalizadas na Espanha perderam força, e após outra sessão recorde em Wall Street.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,19 por cento, a 1.535 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,15 por cento, a 391 pontos.

O índice de blue-chips da Espanha ficou estável uma vez que Madri e a Catalunha parecem avaliar cuidadosamente os próximos passos após o referendo de independência de domingo, que o governo central considerou ilegal.

O líder separatista da Catalunha pediu mediação internacional, enquanto o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que está buscando uma resposta conjunta à crise depois de encontrar líderes de outros partidos políticos.

Os bancos da Catalunha Sabadell e Caixa avançaram, após terem sido pressionados pela forte preocupação com a pior crise constitucional da Espanha em décadas.

O Sabadell e o Caixa têm a maior exposição entre os bancos espanhóis a empréstimos do setor privado na rica região da Catalunha, enquanto o Santander e a Unicaja, menos expostos, recuaram.

"Acreditamos que o conflito catalão aumenta a incerteza sobre a situação política espanhola, levantando questões sobre o provável momento das eleições... das decisões regulatórias e das perspectivas macroeconômicas", disse o analista do JPMorgan Javier Garrido em nota.

(Por Danilo Masoni e Kit Rees)