IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo Brent pode ter nova máxima no ano com menor excesso de oferta, diz Pira

12/10/2017 19h49

NOVA YORK (Reuters) - O excesso de oferta global de petróleo que levou a uma derrocada nos preços foi em grande parte absorvida, o que deve resultar em maiores preços para a commodity, disse nesta quinta-feira o fundador da consultoria Pira Energy e chefe de análise global de petróleo da S&P Global Platts, Gary Ross.

O Brent pode ter uma nova máxima de curto prazo, talvez acima de 60 dólares o barril ao final do ano, e subir para 70 dólares dentro dos próximos cinco anos, disse ele, ao falar a jornalistas durante um seminário anual da Pira com clientes em Nova York.

"Nós achamos que devemos ter uma nova máxima antes do final do ano", disse Ross, adicionando que a ampla sobreoferta vista no início do ano já se foi agora. "Nós não vamos mais ver o petróleo a 30 dólares."

Os futuros do Brent, referência internacional para o petróleo, eram negociados na casa dos 56 dólares nesta quinta-feira.

Ross disse acreditar que há um risco de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e os países não membros, que fecharam um acordo para cortar a oferta em 1,8 milhão de barris por dia (bpd) até março do próximo ano, continuem a reduzir a produção mesmo com uma redução significativa na sobreoferta global.

A Agência Internacional de Energia disse nesta quinta-feira que espera ver a oferta e a demanda globais em grande parte equilibradas no próximo ano, mesmo com uma desaceleração da demanda em 2018.

(Por Jessica Resnick-Ault)