Santander Brasil lidera ranking de reclamações do 3º tri, diz BC
SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil foi o banco mais reclamado do terceiro trimestre entre as grandes instituições financeiras que operam no país, informou nesta segunda-feira o Banco Central.
Maior banco estrangeiro no país, o Santander Brasil foi alvo no período de 1.600 reclamações consideradas procedentes, o que lhe rendeu um índice 41,16, o maior da lista de 10 instituições.
Segundo o levantamento, o maior volume de ocorrências (567) contra o banco de origem espanhola está relacionado a queixas de clientes por irregularidades relativas à segurança, sigilo ou legitimidade das operações de internet banking.
O índice do BC é obtido a partir do número de reclamações, dividido pelo número de clientes e multiplicado por um milhão.
Por este critério, o Votorantim, que tem o Banco do Brasil como sócio, ficou em segundo, com índice 32,05. A Caixa Econômica Federal foi o terceiro mais reclamado dentre os grandes, com índice 31,88. O banco estatal havia liderado o ranking de reclamações no segundo trimestre.
Bradesco, com índice 23,99; BB (22,00); e Itaú Unibanco (17,20) foram quarto, quinto e sexto bancos com maiores índices de reclamações, respectivamente.
O Banco Votorantim afirmou que sua posição no ranking se deve a "um caso pontual" e que, sem ela, o banco ficaria nas últimas colocações como tem sido habitual nos últimos anos.
A Caixa respondeu que revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações.
Procurado, o Santander Brasil não se manifestou até a publicação desta reportagem.
(Por Aluísio Alves)
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