PUBLICIDADE
IPCA
+0,25 Jan.2021
Topo

OMC decide a favor do Brasil em painel contra Indonésia sobre exportação de frango

Getty Images
Imagem: Getty Images

Por Silvio Cascione e Lisandra Paraguassu

17/10/2017 12h35

BRASÍLIA (Reuters) - A OMC (Organização Mundial do Comércio) decidiu favoravelmente ao Brasil em painel em que o país contestava medidas restritivas impostas pela Indonésia na importação de carne de frango brasileira, informaram nesta terça-feira (17) a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e o Barral M Jorge & Associados, que deram suporte ao governo brasileiro no caso.

A disputa foi iniciada em 2014 depois de anos de tentativas de negociação direta do governo brasileiro com o governo da Indonésia sobre barreiras consideradas fora das normas da OMC.

Segundo o subsecretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty, Carlos Cozendey, a decisão permitirá a eliminação de entraves à exportação de carne de frango brasileira.

Para Cozendey, a OMC reconheceu nesta terça-feira que a Indonésia colocava limitações sem justificativa a importações de frango do Brasil, o maior exportador global do produto.

A autoridade do Itamaraty disse ainda acreditar que o Brasil poderá iniciar ano que vem a exportação de carne de frango à Indonésia. De acordo com o governo brasileiro, há um mercado potencial de exportação de carne de frango do Brasil de 70 milhões de dólares ao ano para o país asiático.

O Brasil é o maior exportador global de carne de frango. No ano passado, as exportações brasileiras do produto somaram 4,384 milhões de toneladas, com receita de US$ 6,848 bilhões, de acordo com dados da ABPA.