IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Opep tem taxa de conformidade com corte de produção de 86%, diz chefe da IEA

17/10/2017 11h13

SEUL (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) tem uma taxa de conformidade com o compromisso de corte de produção de cerca de 86 por cento, disse Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), nesta terça-feira.

"A conformidade deles é de cerca de 86 por cento, maior do que no passado... se eles continuarão ou não com este plano em novembro, depende deles", disse Birol à Reuters, nos bastidores do World Knowledge Forum, em Seul.

"Se o fizerem, podemos ver, em algum momento do próximo ano, um reequilíbrio dos mercados, já que ainda vemos uma quantidade significativa de estoques nos mercados, que é maior do que as médias históricas."

A Opep e outros produtores, incluindo a Rússia, concordaram em cortar sua produção em cerca de 1,8 milhão de barris por dia até março do próximo ano para drenar um excesso de oferta global e impulsionar os preços.

Perguntado sobre o conflito no Iraque entre o governo e os curdos separatistas e a decisão dos Estados Unidos de não certificar o acordo nuclear com o Irã, Birol disse que é prematuro avaliar o impacto desses riscos geopolíticos nos mercados de petróleo.

"É muito cedo para dizer como esses desenvolvimentos geopolíticos continuarão e quanto eles terão um impacto nos preços do petróleo", disse Birol.

(Por Jane Chung)