IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rio Tinto abre dados para interessados em minas de carvão na Austrália, dizem fontes

20/10/2017 11h17

SYDNEY (Reuters) - A mineradora Rio Tinto abriu seus dados para diversos potenciais compradores de suas duas minas de carvão na Austrália, à medida que caminha para concluir o processo de venda, disseram nesta sexta-feira duas fontes com conhecimento direto do assunto.

As minas de carvão de coque Kestrel e Hail Creek atraíram algumas mineradoras já estabelecidas na Austrália, bem como empresas de private equity atentas à perspectiva de venda de carvão metalúrgico para usinas siderúrgicas asiáticas a preços robustos, afirmaram as fontes.

Tais minas poderiam render 2 bilhões de dólares, disseram as fontes, em uma venda que, se bem-sucedida, completaria o plano da Rio Tinto de sair desse setor para se concentrar em minério de ferro, cobre e alumínio, onde detém maior participação de mercado.

O Credit Suisse está assessorando a Rio Tinto na venda.

Whitehaven Coal, South32 e possivelmente Anglo American estão entre as interessadas, segundo uma das pessoas familiarizadas com o assunto. Ambas as fontes falaram sob condição de anonimato dado que se trata de um processo sensível.

Por e-mail à Reuters, a South32 recusou-se a comentar além de dizer que a empresa continua "concentrada em identificar novas oportunidades fora do nosso portfólio para competir por capital".

A Rio Tinto e a Anglo American recusaram-se a comentar. A Whitehaven não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários por telefone e e-mail.

(Por James Regan)