IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Daimler e Volkswagen são alvo de investigação de cartel na Alemanha

23/10/2017 12h46

HAMBURGO/BERLIM (Reuters) - As autoridades antitruste da União Europeia ampliaram nesta segunda-feira a investigação do suposto cartel entre as principais montadoras alemãs, com a Daimler e a Volkswagen se tornando os mais recentes alvos das inspeções.

O órgão de vigilância da concorrência da UE disse em julho que estava investigando um suposto cartel entre as principais montadoras da Alemanha por suspeita de que conspiraram para definir preços de tecnologias envolvendo diesel e outras ao longo de décadas.

A fabricante de caminhões Daimler disse na semana passada que havia reivindicado o status de denunciante para evitar multas. A empresa disse nesta segunda-feira que os funcionários da Comissão Europeia iniciaram buscas em suas instalações.

A Volkswagen disse que os investigadores examinaram nesta segunda-feira documentos em sua sede e escritórios da marca de luxo Audi.

"As inspeções estão relacionadas às preocupações da Comissão de que várias montadoras alemãs podem ter violado as regras de defesa da concorrência da UE que proíbem cartéis e práticas comerciais restritivas", afirmou a Comissão Europeia em comunicado.

Na última sexta-feira, a BMW disse que os investigadores promoveram buscas em sua sede como parte de uma investigação, acrescentando que estava cooperando com o trabalho da Comissão.

(Por Jan Schwartz e Andreas Cremer)