IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principal cidade produtora de aço da China aprofunda cortes de produção para combater a poluição

23/10/2017 15h42

XANGAI (Reuters) - A principal cidade chinesa de produção de aço, Tangshan, vai conter ainda mais a produção industrial, à medida que intensifica os esforços para reduzir a poluição atmosférica, informou o China Securities Journal nesta segunda-feira.

A cidade, no província do norte da China Hebei, ordenou mais fábricas, incluindo produtores de borracha, plásticos e tintas, realizem cortes profundos na produção, disse o jornal, citando um aviso do governo.

As reduções vão durar quatro meses, até março de 2018, mas a cidade está pedindo que as indústrias façam significativos cortes temporários na produção dos próximos três dias, quando a poluição atmosférica deverá piorar.

A China tem pressionado os grandes poluidores industriais a reverter os danos causados ao ar, rios e solo do país por mais de três décadas de crescimento vertiginoso.

Tangshan já pediu a siderúrgicas, produtoras de cimento e outras indústrias para cortar a produção no início de outubro, um mês antes do esperado. A cidade é a mais recente a lançar uma campanha para enfrentar a poluição do ar antes do prazo anterior de 15 de novembro.

A cidade produz cerca de 100 milhões de toneladas de aço bruto por ano, mais do que os Estados Unidos, e é rotineiramente listada entre as 10 cidades mais poluídas da China.

O país se esforçará para cumprir totalmente com seus próprios padrões de qualidade do ar até 2035, disse o ministro do Meio Ambiente do país, Li Ganjie, nesta segunda-feira, acrescentando que a longa e difícil batalha contra a poluição eventualmente beneficiará a economia.

(Por Ruby Lian e Josephine Mason)