IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Resultado operacional da GM supera estimativas e ações sobem

24/10/2017 15h12

DETROIT (Reuters) - A General Motors divulgou nesta terça-feira lucro antes do impostos maior do que o esperado no terceiro trimestre, impulsionado por redução de custos e mudança de foco para veículos com maiores margens, como utilitários esportivos, levando as ações subirem para nível recorde.

A GM registrou prejuízo líquido devido aos encargos relativos à venda de suas operações europeias, mas o resultado operacional da montadora superou as expectativas de Wall Street e a companhia reafirmou sua previsão de que os resultados financeiros de 2017 serão em linha com o desempenho recorde do ano passado.

A montadora também disse aos investidores que está no caminho certo para reduzir os estoques de veículos não vendidos nos EUA para o nível gerenciável de 70 dias até o fim do ano. A GM fechou o mês de setembro com estoques equivalentes a 76 dias de venda, abaixo de 88 dias um mês antes e mais de 100 no verão.

As ações da montadora subiram 2,3 por cento para o maior nível desde a oferta inicial de ações (IPO) de 2010.

A maior montadora norte-americana disse esperar que as vendas de veículos nos Estados Unidos permaneçam estáveis ​​em um ritmo anual de cerca de 17 milhões de veículos leves em 2017, "e esperamos isso também 2018 ", disse o vice-presidente financeiro da GM, Chuck Stevens, a repórteres nesta terça-feira.

A GM registrou uma receita menor no trimestre, pois fechou fábricas na América do Norte para reduzir a produção e lidar com os estoques elevados, especialmente de modelos impopulares de sedans, à medida que os consumidores migram cada vez mais para picapes, utilitários esportivos (SUVs) e crossovers.

A GM teve lucro antes de impostos na América do Norte, apesar dos significativos cortes de produção e grandes descontos. Stevens creditou o resultado ao corte de custos e a uma mudança para picapes e veículos utilitários A empresa cortou os custos de produção na América do Norte em 2 bilhões de dólares durante os primeiros nove meses de 2017.

A GM teve prejuízo líquido no terceiro trimestre de 2,98 bilhões de dólares, ou 2,03 dólares por ação, devido aos encargos decorrentes da venda de sua unidade Opel na Europa à Peugeot. A empresa teve lucro de 2,77 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

Mas excluindo os encargos extraordinários, a empresa lucrou 1,32 dólar por ação, acima das expectativas dos analistas 1,14 dólar.

A receita trimestral caiu para 33,6 bilhões de dólares, ante 38,9 bilhões de dólares no ano anterior. Os analistas esperavam receita de 32,72 bilhões de dólares.

(Por Nick Carey e Joseph White)